domingo, 29 de agosto de 2010

A MESTRIA E O EAD

Você! Anda desanimado com a atual situação do ensino?

Afinal, tão poucos alunos demostram ânimo, entusiasmo, gratidão...

Uma das explicações para isso é a falta de mestres. Professores,existem muitos hoje em dia. Mas poucos podem ser chamados de mestres.
A mestria remonta à antiguidade, no passado os mestres eram sofistas, hábeis conferencistas, que procuravam com a técnica da retórica, encantar e seduzir seus espectadores/alunos/discípulos com reações prazerosas e emoções superficiais, e desta forma lhes transmitir o conhecimento e atingir a glória de ensinar.
Abaixo link para texto: “A Mestria dos Sofistas”
http://www.4shared.com/document/mDyHO4Ke/A_MESTRIA_DOS_SOFISTAS.html

Surge a figura de Sócrates, um filósofo questionador, que com pés descalços, mas um rico saber, questiona a retórica, desenvolve a maiêutica e estimula uma nova forma de ser um mestre.
Abaixo link para texto: “A Mestria de Sócrates”
http://www.4shared.com/document/AVY_lJCT/A_MESTRIA_DE_SCRATES.html

Já na contemporaneidade surge Jacotot, instigante professor que cria o método de "emancipação intelectual", mostrando ao aluno que ele é capaz de compreender por si só, pela sua própria inteligência.
Abaixo link para texto: “A Mestria de Jacotot”
http://www.4shared.com/document/u-rX_6yQ/A_MESTRIA_DE_JACOTOT.html

Mas quando Freud traz ao mundo o conhecimento inconsciente necessário se fez que surgisse Lacan, com sua desafiadora proposta de estudos em pequenos cartéis, onde o mestre seria apenas “mais-um”, mais um dos participantes que questionaria a posição de mestria e estimularia a produção própria de cada um dos membros do grupo.
Abaixo link para texto: “A Mestria de Lacan”
http://www.4shared.com/document/cguHg6eC/A_MESTRIA_DE_LACAN.html

2 comentários:

  1. Olá pessoal! Parabéns pelas idéias, comentários e discussões postadas nesse espaço. Sei que atualizar um Blog não é fácil, para muitos de nós, nesse processo de trabalho intenso e continuo.
    Abraços

    ResponderExcluir